A aplicação da inteligência artificial no comércio eletrónico: cross-sell e up-sell.

Autores

  • Mariana Monteiro CEOS.PP / ISCAP / P.PORTO
  • Ana Isabel Rojão Lourenço Azevedo CEOS.PP / ISCAP / P.PORTO
  • Inês Veiga Pereira CEOS.PP / ISCAP / P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0063_cimne_1_2

Palavras-chave:

inteligência artificial, Comércio Eletrónico, up-sell no comércio eletrónico, cross-sell no comércio eletrónico, sistemas de recomendação

Resumo

A aplicação da inteligência artificial no campo do comércio eletrónico é uma área cada vez mais em destaque, tanto em aplicação prática nos negócios atuais como objeto de estudo na literature científica, pelo que se pode verificar. Para além deste fator, a inteligência artificial reveste esta importância para os negócios e principalmente para o comércio eletrónico, pela sua potencialidade em se tornar numa grande vantagem competitiva e elemento diferenciador num mercado tão competitivo como é o de hoje.

                Pretende-se com este estudo, abordar a aplicação da inteligência artificial no âmbito do comércio eletrónico e com maior detalhe a sua aplicação e uso em estratégias de cross-sell e up-sell em ambiente de loja on-line. Para tal, desenvolveu-se um processo de investigação científica que consistiu na pesquisa de literatura científica sobre os conceitos à volta do tema em questão, filtrando por palavras-chave em seguida referidas.

                Os principais resultados deste estudo indicaram que a inteligência artificial é um recurso muito importante para criar valor acrescentado para o consumidor, proporcionando-lhe uma experiência personalizada de compra de forma precisa e relevante  e para atingir os objetivos de negócio.

Downloads

Publicado

2022-07-16 — Atualizado em 2022-07-19

Como Citar

Monteiro, M., Rojão Lourenço Azevedo, A. I. ., & Veiga Pereira, I. (2022). A aplicação da inteligência artificial no comércio eletrónico: cross-sell e up-sell . Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 2(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0063_cimne_1_2

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte