Tópicos de Marketing Digital
O avanço nas tecnologias de informação e comunicação veio provocar mudanças significativas no modo de fazer negócios e têm exigido das empresas e dos seus profissionais de marketing novas competências para se adaptarem e/ou mudarem a forma de comunicarem com públicos cada vez mais exigentes. A pandemia COVID 19 veio acelerar o processo de digitalização da economia, com impacto relevante no comércio eletrónico (acréscimo das compras online) e no marketing digital permitindo uma comunicação rápida, eficaz e a baixo custo (novas plataformas de comunicação digital e redes sociais). Perante esta mudança, as estratégias de marketing digital tornaram-se mais complexas, obrigando as empresas a criar ligações mais próximas aos seus clientes, através de experiências memoráveis, conteúdos inesquecíveis e contactos frequentes (email, mensagens, etc.).
Consciente destes desafios, o ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) do IPP (Instituto Politécnico do Porto), que foi a primeira escola pública do país a lançar uma licenciatura em marketing, oferece desde há alguns anos um mestrado em marketing digital, que é único no panorama nacional. Com as sucessivas reestruturações no plano de estudos, decorrentes da evolução tecnológica, o mestrado procurou sempre conjugar a vertente teórica com a vertente profissional. Esta obra coletiva resulta do esforço de docentes com perfis académicos e profissionais muito diferentes, mas que se completam para oferecer um corpo de conhecimentos sintético sobre as principais unidades curriculares que são lecionadas ao longo do ciclo de formação.
Palavras-chave: Marketing digital, mestrado em marketing digital, ISCAP
Autores:
Teixeira, Sandrina. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Freitas Santos, José. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Identificadores:
ISBN 978-989-33-2771-5
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0013b