A filtragem como elemento diferenciador nas plataformas de comércio eletrónico

Revisão de literatura

Autores

  • Ana Francisca Pereira ISCAP
  • José Luís Reis CEOS.PP, ISCAP, P.PORTO
  • Luís Silva Rodrigues CEOS.PP, ISCAP, P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0036_cimne_1_1

Resumo

Ao longo dos últimos anos, tem-se observado um crescimento acentuado de informação presente na internet e, por conseguinte, nas plataformas eletrónicas. Devido a isso, e uma vez que a quantidade de informação à disposição dos utilizadores é cada vez maior, torna-se difícil para o utilizador ter acesso às informações que mais lhe interessa, evitando assim as informações que não têm importância para ele. De forma a combater este problema, surgem os Sistemas de Recomendação, que permitem filtrar a informação de acordo com a sua importância para o utilizador. Nos Sistemas de recomendação existem diversas técnicas que se podem utilizar, contudo, nesta revisão de literatura será abordada em maior profundidade a filtragem. Este trabalho tem como objetivo perceber quais os benefícios que as utilizações de ferramentas de filtragem podem trazer para os utilizadores e para as organizações nas plataformas eletrónicas. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizado como método a revisão de literatura de forma a perceber qual o estado de arte já existente sobre o tema e quais as lacunas ainda existentes. Ao selecionar os artigos para a revisão de literatura foi tido em conta os seguintes critérios: perceber primeiramente os sistemas de recomendação em geral para que posteriormente houve-se um foco maior na filtragem e nas suas vantagens relativamente às áreas onde já há estudos realizados. Além disso, outro critério foi optar por artigos mais recentes para perceber de que forma tem evoluído a filtragem e as suas utilizações.  

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Publicado

2021-07-03

Como Citar

Pereira, A. F., Reis, J. L., & Rodrigues, L. S. (2021). A filtragem como elemento diferenciador nas plataformas de comércio eletrónico: Revisão de literatura. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 1(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0036_cimne_1_1

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte