A filtragem como elemento diferenciador nas plataformas de comércio eletrónico
Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0036_cimne_1_1Resumo
Ao longo dos últimos anos, tem-se observado um crescimento acentuado de informação presente na internet e, por conseguinte, nas plataformas eletrónicas. Devido a isso, e uma vez que a quantidade de informação à disposição dos utilizadores é cada vez maior, torna-se difícil para o utilizador ter acesso às informações que mais lhe interessa, evitando assim as informações que não têm importância para ele. De forma a combater este problema, surgem os Sistemas de Recomendação, que permitem filtrar a informação de acordo com a sua importância para o utilizador. Nos Sistemas de recomendação existem diversas técnicas que se podem utilizar, contudo, nesta revisão de literatura será abordada em maior profundidade a filtragem. Este trabalho tem como objetivo perceber quais os benefícios que as utilizações de ferramentas de filtragem podem trazer para os utilizadores e para as organizações nas plataformas eletrónicas. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizado como método a revisão de literatura de forma a perceber qual o estado de arte já existente sobre o tema e quais as lacunas ainda existentes. Ao selecionar os artigos para a revisão de literatura foi tido em conta os seguintes critérios: perceber primeiramente os sistemas de recomendação em geral para que posteriormente houve-se um foco maior na filtragem e nas suas vantagens relativamente às áreas onde já há estudos realizados. Além disso, outro critério foi optar por artigos mais recentes para perceber de que forma tem evoluído a filtragem e as suas utilizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Por favor, ver termos de licença aqui.